Atendimento Psicoterápico

O atendimento psicoterápico visa ampliar o processo de conscientização do indivíduo, ajudando-o a tomar consciência de si mesmo, de suas relações e de suas reais necessidades.
Os atendimentos são realizados pelos psicoterapeutas conveniados pelo IMGT.

O que é Terapia?
Terapia é a arte do’cuidar’ do outro. É a busca pelo restabelecimento de uma vida emocional e psíquica que apresenta-se ameaçada ou abalada. A terapia é a arte do escutar o ‘grito’ do cliente que chega até nós, o qual está em busca de harmonia, compreensão e cuidado, para que assim possa reintegrar-se ao seu meio vital.
O processo terapêutico é um ato de solidarizar o homem consigo mesmo, de modo que cada aspecto seu possa enriquecer sua totalidade e ser enriquecido por ela. É para isso que estamos neste mundo: para nos construirmos em uma existência cada vez mais complexa e mais completa, mais única e mais feliz.

O que é Gestalt-terapia?
É o momento de encontro genuíno entre pessoas, que contém em si a possibilidade de uma existência mais integrada e autêntica.
A relação terapêutica na Gestalt, por meio do trabalho com o momento presente, tem a intenção de atualizar as necessidades e possibilidades reais da pessoa. O gestalt-terapeuta vai escutá-la atentamente, minuciosamente, sabendo que o presente tem todas as informações necessárias à compreensão da sua situação.
O que aparece como queixa ou sintoma é levado em consideração incondicional, examinado e explorado de todas as formas possíveis. Porque sabemos que aos escutarmos a queixa, ou “a parte afetada”, a totalidade vai-se revelando, o sentido desta se elucida, e podemos ver como a queixa foi a denúncia mais adequada possível, às vezes dramática, do risco de desintegração da unidade. E que é, ao mesmo tempo, a tentativa desesperada de integração (de formação), em condições caóticas, do campo. Na Gestalt-terapia pretendemos que a pessoa descubra formas mais eficazes (o mesmo que mais autênticas) de integração. Que ouse arriscar, experimentar novo comportamento integrador, antes de abandonar o velho modo, que falindo, levou-a à terapia

Deixe uma resposta